Panfletos informativos

amsler

Panfletos informativos ajudam os pacientes a entender determinados tópicos ou condições como lentes de contacto ou blefarite, complementando a informação verbal durante a consulta.

Pacientes que necessitam de cuidados optométricos ou de outros cuidados de saúde devem ter acesso à informação sobre a sua condição de saúde, tratamento ou evolução de forma a tomarem decisões conscientes sobre as suas opções de tratamento, profilaxia ou monitorização. Deve existir o cuidado de informar o paciente, seus familiares, ou outras pessoas com quem tenham uma relação próxima.

Para a maioria das pessoas, uma doença ou até mesmo uma ametropia é sinónimo de ansiedade. No entanto, compreendendo a sua condição em particular, serão capazes de lidar melhor com ela e/ou até melhorar. Assim sendo, torna-se fundamental que os profissionais de saúde tenham o cuidado de explicar a condição, e ter disponível os recursos para fornecer adequada informação escrita, em apropriado formato e em tempo oportuno a todos os seus pacientes.

Os optometristas estão em excelente posição para providenciar aconselhamento aos seus pacientes. Temas como tabagismo, dieta ou actividades no exterior são exemplos de como o optometrista pode e deve discutir de forma adequada com os seus pacientes. A entrega de informação em formato escrito fortalece esta comunicação.

Um panfleto informativo sobre uma determinada condição visual, tratamento ou recomendações deve ser conciso e claro de forma a ser facilmente compreendido pelo paciente, familiares ou amigos. Deve empregar vocabulário simples sem demasiados termos técnicos, e ainda dentro do possível, dar a conhecer outros locais de informação, como grupos ou associações de apoio. A informação necessita de estar actualizada e em sintonia com outros grupos profissionais (ex. oftalmologistas). Pode ser ainda bastante útil salientar determinadas palavras-chave. Finalmente, um breve sumário enunciando os pontos mais importantes reforçará a compreensão do assunto.

Resta discutir quem, quando e como fazê-lo? Associação profissional, empresa ou individualmente, qual será a prioridade e em que condições.

Qual será a importância de informar por escrito o que é a degenerescência macular e entregar uma grelha de Amsler para o paciente monitorizar?

Fará sentido entregar um panfleto sobre cataratas quando se encaminha um paciente com demência para cirurgia?

De que forma o paciente compreende palavras estranhas como astigmatismo ou hipermetropia?

Sem dúvida que os panfletos nos consultórios de optometria fazem falta e na minha opinião é urgente superar esta lacuna. Fica o apelo para que a associação mais representativa dos optometristas (APLO em Portugal), faça chegar esta ferramenta aos seus associados.