Novo teste-Glaucoma

Novo teste-Glaucoma

Um novo teste para detecção do glaucoma foi publicado no jornal de neurologia Brain, pelos pesquisadores de Western Eye Hospital, Imperial College e University College London.

Os autores do estudo acreditam que este teste permite o diagnóstico de glaucoma cerca de 10 anos mais cedo do que é actualmente possível.

Vários estudos demonstraram que é necessário haver cerca de 30 a 40% de perda de células ganglionares da retina para haver perda de campo visual.

A nova técnica consiste em injectar marcadores fluorescentes que se ligam a proteínas específicas. Os pacientes recebem 4 doses deste corante e posteriormente é feito uma avaliação através de um oftalmoscópio laser infravermelho, em que as imagens obtidas são comparadas entre indivíduos saudáveis e indivíduos com glaucoma.

Este teste tem ainda a vantagem de poder ser adaptado para o estudo de outras condições neuro degenerativas.

Esta técnica poderá ser desenvolvida para o uso em optometria num futuro próximo, quando existir uma versão do corante em colírio em vez da actual injecção intravenosa.

Por enquanto, a melhor forma de despistar o glaucoma será a realização de consultas regulares, com avaliação do campo visual e determinação da pressão intra-ocular.

Mais info em: http://www.nhs.uk/news/2017/04April/Pages/New-glaucoma-test-could-save-millions-from-blindness.aspx