Filtro Azul

Blue filter

A luz azul é nociva para os olhos?

Alguns estudos mostraram uma relação entre este tipo de radiação e uma variedade de sintomas visuais, nomeadamente: cefaleia, alterações da sensibilidade ao contraste, alteração de cores e astenopia visual. A Essilor parece ter tido um papel relevante nestes estudos.

As lentes de óculos com filtro azul são supostamente indicadas para alivio destes sintomas, incluindo protecção retiniana. Este filtro também é tradicionalmente recomendado para o uso em dispositivos electrónicos (computadores, tablets, smartphones) a fim de reduzir a fadiga ocular.

Segundo um estudo publicado por Lawrenson e colegas (2017), não existe significativa evidência científica para apoiar a prescrição de lentes oftálmicas com filtro azul para a população em geral de forma a aliviar a fadiga ocular, preservar a saúde macular ou melhorar a qualidade do sono.

Alguns autores descreveram que o uso de dispositivos electrónicos com emissão de luz azul antes de dormir inibe a produção de melatonina, contribuindo para uma alteração dos ritmos circadianos e atrasos no mecanismo de iniciação do sono e a sua manutenção.

Dois diferentes estudos (2009 e 2018) mostraram que o uso de lentes oftálmicas de cor âmbar com filtro azul pode ser benéfico em indivíduos com transtorno de sono, como no caso de insónia. Acrescentam ainda que estas lentes podem ser úteis não apenas por causa do uso de écrans mas também devido ao crescente uso de iluminação económica, como a iluminação LED.

Referências:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29044670

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20030543

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29101797