APOR critica Optometria

Ao longo dos últimos anos, optometristas e ortoptistas lutam para ter o monopólio em Portugal do acto da prescrição de meios de compensação refractiva, essencialmente óculos e lentes contacto.

Na minha opinião, parece ser um caminho sinuoso em que cada uma das associações tenta convencer os dirigentes reguladores com os melhores argumentos com vista à melhoria das condições de trabalho dos seus associados.

Lamentavelmente, a associação Portuguesa de ortoptistas redigiu um parecer em Abril de 2017 que tenta denegrir a profissão de optometrista, com argumentos dúbios, infundados ou até mesmo falsos, como os relatados abaixo.

“…apenas duas profissões têm lugar na área da saúde da visão. Ora, à excepção do Oftalmologistas e dos Ortoptistas, todo e qualquer outro profissional que se arrogue de competências para exercer iguais ou semelhantes actos restritos aos Ortoptistas, está, de forma consciente e intencional, a usurpar funções dos ortoptistas…”

…os optometristas não têm qualquer formação académica na área da saúde...”

“...O acto optométrico não consiste na atividade de estudo, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação, não farmacológica, das anomalias e doenças da visão, porquanto, não tem formação nem qualificação na área de patologia, competências que cabem apenas e só ao médico oftalmologista e ao ortoptista…”

…os optometristas não têm qualquer formação na área da patologia...”

Estas afirmações, redigidas por Aldina Reis e a sua equipa de ortoptistas, pretendem afastar os optometristas das suas inegáveis capacidades no domínio dos cuidados primários de visão. Sem conhecer o resultado deste parecer e independentemente do seu impacto, era dever dos optometristas Portugueses mostrarem a sua indignação.

O documento redigido inicialmente pela APLO e o outro posteriormente pela APOR, encontram-se nos links abaixo:

APLO_ Parecer nº34/XIII/2ª – Parecer Associação de Profissionais Licenciados de Optometria
APOR_PPL n.º 34/XIII/2.ª – Parecer Associação Portuguesa de Ortoptistas

Em Novembro de 2018, Aldina Reis afirmou que os optometristas são perigo para a saúde pública numa entrevista em:

https://www.saudemais.tv/noticia/53–optometristas-sao-perigo-para-a-saude-publica

One thought on “APOR critica Optometria

Os comentários estão fechados.