
A exposição à água está associado a problemas relacionados com o uso das lentes de contacto, como a queratite microbiana e infiltrados corneais. No entanto não é infrequente encontrar estes usuários que manuseiam as lentes de contacto com as mãos molhadas, tomam banho ou nadam com as lentes de contacto e até usam água para enxaguar as lentes e /ou estojos de armazenamento.
Um estudo prospectivo, mascarado, randomizado e controlado, realizado por investigadores da escola de Optometria e ciências da visão da Universidade de New South Wales – Austrália, analisou o comportamento de 188 indivíduos e avaliou o impacto ao incluir um lembrete visual no estojo onde guardam as lentes de contacto, como um aviso para evitar água nas lentes e, se isso iria alterar o seu comportamento.
Os pesquisadores concluíram que, após seis semanas, os níveis de endotoxinas foram reduzidos significativamente no grupo de teste em comparação com o grupo de controle. Além disso, descobriram que os adesivos do estojo de lentes “não usar água” ajudaram a diminuir os comportamentos de contacto com a água. Relataram ainda que será benéfico refinar ainda mais as mensagens no futuro para melhorar outros aspectos de conformidade.
Artigo em: UNSW