OCT (Parte 1/3)


OCT, um equipamento indispensável para o Optometrista atual


Como é do conhecimento de todos, o OCT (Tomografia de Coerência ótica) é uma mais valia no diagnóstico precoce de patologias do nervo ótico e da mácula, logo um equipamento essencial para termos nos nossos gabinetes. No entanto, existem muitas outras condições para as quais o OCT é utilizado e que são menos conhecidas na nossa prática profissional como Optometristas.

O exame OCT é um teste não invasivo, que fornece imagens transversais da retina codificada por cores em 3-D, para permitir a deteção precoce e o tratamento de doenças oculares que podem ser desenvolvidas inicialmente sem nenhum sintoma associado. O OCT usa um laser (sem radiação) para obter imagens de maior resolução das camadas da retina, nervo ótico e mácula. As imagens produzidas pelo OCT também são uma ferramenta prática para ajudar o paciente a entender o problema que pode estar a enfrentar, esse problema pode ser visto de forma clara, a cores e em 3-D, tanto no ecrã do PC, como na impressão das imagens.


Este equipamento é também uma ferramenta útil na avaliação do ângulo irido-corneal, fornecendo imagens transversais do ângulo em pacientes com risco de desenvolverem glaucoma, facilita a deteção de glaucoma de ângulo aberto ou fechado.


Existem vários fornecedores de OCT ́s em Portugal:

Optometron comercializa a marca Nidek,

Visional comercializa o Moptim,

I3O comercializa o Huvitz,

J. Cotta e Visionix comercializa a marca Optovue.


A empresa Optometron comercializa três tipos de OCT da marca Nidek: 1o Angiografo/ OCT Mirante. 2a OCT retina Scan Advance e 3o o OCT/Retinografo retina scan DUO2.


A Optovue apresenta 3 modelos de OCT:O Ivue80 e Iscan80, são a gama mais baixa da marca. Em termos de características são praticamente iguais, mas com o Iscan é mais fácil trabalhar, com uma formação mínima qualquer Optometrista fica apto a trabalhar com este equipamento.


O Ivue80 é controlado por um sistema “tipo lâmpada de fenda” que permite uma maior flexibilidade e controle, o Opera vem completar o Ivue80 com o Iscan, tendo o nome de Ifusion. É um sistema com 80 Kscan/seg, o Ifusion é a combinação do Ivue+o retinografo Ican de 12 Mpx. Mesmo sendo os modelos mais simples, apresentam dados únicos como FLV% ou GLV%. O preço do Ivue80 é de +/- 35 mil euros +IVA e do Ifusion +/- 40 mil euros +IVA.


O Solix Essencial é a gama média do Optovue, é um sistema com 120.000 scan/seg + angio oct. O preço ronda +/- 78 mil euros +IVA. O Solix Expert, é o topo de gama da Optovue com 120.000 scan/seg, full range, angio oct, retinografia e camara IR. O preço ronda +/-100 mil euros + IVA.


No mercado podemos também encontra OCT`s usados, neste caso os valores são mais acessíveis, mas devemos ter em conta as capacidades do equipamento, se nos deixa fazer e imprimir todo o tipo de exames que possui, para além da respetiva garantia.

Os dados descritos acima foram facultados pelas respetivas empresas no primeiro trimestre de 2023. Qual informação errada ou incompleta por favor contate-nos. O Optovisionarium não tem qualquer interesse comercial na informação descrita.

Magda Rodrigues, Optometrista

Maio 2023


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s