OPTO DOC 2023

CONCURSO CURTA METRAGEM

O OPTO DOC, festival lusófono de documentários associados à visão e à saúde visual é o primeiro festival de cinema documentário dedicado à temática da visão e cuidados visuais, no seu sentido mais abrangente e inclusivo, por iniciativa do grupo trabalho Optovisionarium.

FINALIDADE

O festival procura cativar novos públicos, sensibilizando-os para a importância da visão e saúde ocular, quando os cuidados atempados e acessíveis a toda a população devem ser uma prioridade absoluta numa sociedade moderna, justa, inclusiva e igualitária.

Tem como objetivo traçar uma perspetiva real dos cuidados de saúde ocular em Portugal e nos países lusófonos, englobando a profissão e o profissional Optometrista.

O tema em 2023 é “CUIDADOS VISUAIS PARA TODOS”.

Outras informações sobre este concurso AQUI

DOC OTOVISIONARIUM 2021

“Visão em lista de espera”

SINOPSE

Um jovem curioso pergunta o que é a Optometria em Portugal. De seguida, uma senhora descreve a sua visão no seu dia a dia e os seus desafios para superar as dificuldades. Outro testemunho é apresentado por um jovem adulto que vive no interior do país e como ele se adapta à sua limitação visual. O terceiro relato, descreve a angústia e inquietação para com a falta de cuidados visuais atempados e adequados, espelhando uma realidade oculta num pais incapaz de superar as graves lacunas na prestação destes cuidados essenciais à população…

ENQUADRAMENTO DOCUMENTÁRIO

Optovisionarium apresenta um documentário que relata os desafios e experiências de vida de portadores de deficiência visual. Esta obra espelha a realidade de um pais mergulhado numa crise política, social e económica, que continua a negligenciar a regulamentação da profissão de Optometrista há mais de 3 décadas. Esta cegueira do governo Português, aparentemente irreversível, apenas promove o colapso dos cuidados de saúde básicos da visão, onde milhares de doentes tem uma dificuldade acrescida: viver com baixa visão e cegueira!

CONVITE

Convidamos a assistir ao nosso trabalho e a divulgar entre família, amigos, pacientes e representantes da esfera política, para estimular uma reflexão sobre a situação alarmante dos cuidados visuais em Portugal.

TRAILER

DOCUMENTÁRIO