“Visão em lista de espera”

SINOPSE

Um jovem curioso pergunta o que é a Optometria em Portugal. De seguida, uma senhora descreve a sua visão no seu dia a dia e os seus desafios para superar as dificuldades. Outro testemunho é apresentado por um jovem adulto que vive no interior do pais e como ele se adapta à sua limitação visual. O terceiro relato, descreve a angustia e inquietação para com a falta de cuidados visuais atempados e adequados, espelhando uma realidade oculta num pais incapaz de superar as graves lacunas na prestação destes cuidados essenciais à população…

ENQUADRAMENTO DOCUMENTÁRIO

Optovisionarium apresenta um documentário que relata os desafios e experiências de vida de portadores de deficiência visual. Esta obra espelha a realidade de um pais mergulhado numa crise politica, social e económica, que continua a negligenciar a regulamentação da profissão de Optometrista há mais de 3 décadas. Esta cegueira do governo Português, aparentemente irreversível, apenas promove o colapso dos cuidados de saúde básicos da visão, onde milhares de doentes tem uma dificuldade acrescida: viver com baixa visão e cegueira!

CONVITE

Convidamos a assistir ao nosso trabalho e a divulgar entre família, amigos, pacientes e representantes da esfera política, para estimular uma reflexão sobre a situação alarmante dos cuidados visuais em Portugal.

TRAILER

DOCUMENTÁRIO