Combater LC online

Em dois dias os seus pacientes podem ter as lentes de contacto (LC) entregues na sua casa por um valor bem mais competitivo do que aquele que se vende em algumas óticas.

Enquanto o mercado de venda online de LC continua a bater máximos de venda, parece inútil competir com estes preços.

Muitos usuários adquirem as lentes de contacto online, sem fazerem a essencial avaliação ocular correndo sérios riscos oculares, em que nos casos mais graves pode levar à perda de visão e respetiva qualidade de vida. A não obrigatoriedade de consulta para usar lentes de contacto é um reflexo da continua negligencia das autoridades responsáveis, que perpetuam a desregulamentação dos cuidados da visão.

Este artigo pretende discutir algumas medidas que podem ser tomadas pelo Optometrista, de forma a incrementar as consultas de contactologia e fidelizar os pacientes que recorrem ao seu consultório.

1) ADAPTE LENTES RGP AOS SEUS PACIENTES
Priorize a opção de lentes rígidas permeáveis aos gases. Quer seja uma lente escleral ou uma lente esférica, é uma ótima forma de garantir que estes pacientes compram as lentes no local onde labora. Não existem sites de vendas de lentes rígidas.
Este tipo de lentes tem vantagens acrescida em pacientes com córneas irregulares, altas ametropias, secura ocular, entre outras.
Disponibilizar este serviço, não apenas ajudará a evitar as compras online, como irá ajudar a reter estes pacientes. O optometrista está numa posição ideal para proporcionar esta consulta e normalmente estes pacientes são para o resto da vida. A escassez de profissionais que proporcionam a adaptação de lentes contacto especiais pode ajudar a valorizar este serviço. Valorizar a aquisição de novo equipamento e equacionar o preço do serviço prestado deverá ser ponderado. Ter formação nesta área será essencial.

2) PROCURE LENTES DE CONTATO GELATINOSAS PERSONALIZADAS
As lentes de contato feitas por medida representam outra oportunidade de manter os pacientes, uma vez que estes pacientes terão de recorrer a si para fazer novos pedidos. Vários fabricantes oferecem opções personalizadas de lentes hidrófilas e em Portugal não é exceção. Tendo em conta que a maioria das lentes de contato disponíveis no mercado são projetadas para cerca de 80% dos olhos da população em geral, isso deixa 20% dos usuários de lentes de contato sem lentes ideais para seus olhos. Para além de que as adaptações razoáveis de LC podem melhorar significativamente, como no caso das lentes tóricas, você irá fornecer um serviço essencial para os seus pacientes e também irá garantir que eles recebem as suas lentes personalizadas.

3) INVISTA EM LENTES DE CONTATO GELATINOSAS COM MARCA PRÓPRIA
Outra abordagem para aumentar as vendas de lentes de contato é investir em lentes de contato gelatinosas de marca própria. Alguns fabricantes têm produtos disponíveis para compradores que façam um determinado volume de compras. Frequentemente, é necessária uma compra mínima de lentes, em que o custo inicial poderá ser bastante substancial. A embalagem, a rotulagem e o marketing podem ser personalizados de acordo com a necessidade de cada comprador. Se seguir esse caminho, o paciente terá disponível um produto local, prescrito pelo/a optometrista, a um preço competitivo que é alcançado eliminando o intermediário e as despesas gerais associadas aos grandes fabricantes.
Existem lentes de contato gelatinosas descartáveis diárias de marca própria, que são fabricadas em materiais superiores aos materiais mais habituais e que podem competir com um preço bastante interessante.
Se já usa um grande volume de lentes de contato gelatinosas, poderá considerar um investir em lentes de marca própria. Caso contrário, poderá considerar juntar-se a cooperativas ou outros grupos para poder comercializar estes produtos. Eles são de alta qualidade e os pacientes só o poderão obter as renovações através de si.

4) IMPLEMENTE A ORTOQUERATOLOGIA
Outra modalidade de lentes em que os pacientes não conseguem comprar online é a ortoqueratologia (ortho-k). Ortho-k pode ser uma excelente opção para muitos pacientes e, quando são necessárias mudanças de lentes, esses pacientes necessitam de voltar para avaliação e ajustes.
Com 50% da população míope em 2050, você pode argumentar que a escolha de opções que comprovadamente retardam a progressão da miopia, como o orto-k, é uma decisão ética.
A maioria dos designs de lentes orto-k são gerados de forma personalizada por um laboratório de LC e são baseados apenas nos mapas topográficos da córnea e na refração do paciente. Atualmente os fabricantes tem proporcionado novas ferramentas e lentes com designs que facilitam a adaptação, tornando esta modalidade mais fácil de implementar, inclusive existem desenhos otimizados para o controle da progressão da miopia. Obter formação nesta área será essencial.

5) CONSIDERE FORNECEDORES QUE NÃO VENDAM ONLINE
Mesmo quando a maioria dos fabricantes vende online, poderá encontrar laboratórios que evitam esta modalidade.
Ter disponível um produto exclusivo, com preço competitivo e de qualidade irá fidelizar os seus pacientes.

6) MOSTRE O SEU DESCONTENTAMENTO
Da próxima vez que tiver a visita de um delegado comercial que represente um laboratório de LC, que disponibilize os mesmos produtos para venda online, mostre a sua indignação.

7) DISCUTA ESTE ASSUNTO COM OS SEUS COLEGAS
Passar a palavra e ouvir outros pontos de vista poderá ajudar a criar mecanismos para serem implementados em grupo de forma a tirar o melhor proveito.

8) PRESSIONAR AS ENTIDADES COMPETENTES
Seria fundamental a criação de um mecanismo que obrigasse a apresentação de uma receita válida, ou a confirmação desta, para adquirir as lentes de contacto online. Discutir o assunto ao nível da União Europeia seria importante.

9) APELO À ANO
Tendo em conta a quantidade de associados da Associação Nacional dos Ópticos, seria interessante redigirem um contrato para as óticas proporem aos laboratórios, quando há o lançamento de novas lentes. Por exemplo, um contrato que garantisse num período de 5 anos um preço 30% inferior à média de 2 ou 3 sites de referência em Portugal.

O nosso vídeo formativo nº 12 sobre Lentes Esclerais poderá ajudá-lo/a na adaptação destas lentes.


Optovisionarium agradece a todos os colegas que colaboraram na elaboração deste artigo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s